Iguaçu participa de documentário sobre qualidade de vida

Iguaçu participa de documentário sobre qualidade de vida

Dentre 19 empresas brasileiras, a Café Iguaçu, com caso real de um colaborador, foi homenageada em Brasília

 

Bárbara Valsézia dos Santos, Café Iguaçu

 

Um colaborador da Café Iguaçu, produtora e exportadora de café solúvel de Cornélio Procópio, foi convidado pelo SESI (Serviço Social da Indústria) a participar de um documentário mostrando como superou uma dificuldade que atrapalhava sua qualidade de vida e como a empresa contribuiu para isto. Pela participação, a Café Iguaçu e Arivaldo Feriato, o colaborador personagem do documentário, foram homenageados pelo SESI no dia 23 de setembro de 2010, em Brasília (DF). Apenas 19 empresas em todo o Brasil participaram desta produção com casos reais de seus colaboradores.

Arivaldo Feriato, 41 anos, trabalha na Café Iguaçu há 13 anos e atualmente ocupa o cargo de analista contábil. Ele foi escolhido para participar do vídeo porque superou o problema da obesidade sem medicamentos, apenas adotando um novo estilo de vida. “O que me levou a fazer isso foi o surgimento de problemas de saúde, circulação, dores, cansaço sem motivo aparente, etc., aliados ao tremendo desconforto e limitação que a obesidade provoca, tanto física como socialmente”, disse.

Segundo Feriato, a superação esteve ligada aos programas da Café Iguaçu relacionados à saúde. “Quando decidi mudar, percebi que havia recursos na empresa para me ajudar como a opção de saladas e pratos light que o restaurante oferece, a academia do Grêmio, sempre com o acompanhamento e incentivo do instrutor físico, e os alertas feitos pelo médico do trabalho”, afirmou.

Foram convidados para receber a homenagem em um evento promovido pelo SESI, em Brasília (DF), Feriato e Cleverson Roberto Vengrus, diretor da Cabefi (Caixa Beneficente dos Funcionários da Iguaçu). O documentário produzido faz parte da série “De Bem com a Vida” e tem como objetivo mostrar as ações de promoção de qualidade de vida das indústrias brasileiras e, deste modo, fortalecer estas ações. Os personagens, colaboradores das empresas participantes, contaram como superaram doenças crônicas, obesidade, stress, depressão, preconceitos etc.

O fato de a Café Iguaçu ter sido uma das escolhidas dentre tantas indústrias nacionais, deve-se à ampla gama de programas e ações voltadas para qualidade de vida de seus colaboradores.

Vengrus explicou que a empresa, através da Cabefi, oferece aos colaboradores e dependentes, assistência médica e odontológica, check-up médico para chefias a partir de 40 anos, grêmio com academia, piscina, aulas de dança, quadras para a prática de esportes etc., campanhas de vacinação, campanhas informativas, ginástica laboral, coral, além de atividades para os dependentes como escolinha de futebol e dança para crianças. “Também temos programas para públicos segmentados como ‘Geração sem Cárie’, promoção de saúde bucal para os filhos de funcionários, ‘Gestante Feliz’, uma série de palestras com informações importantes para a gestante e o PPA (Programa de Preparação para a Aposentadoria), que visa à qualidade de vida daqueles que se aposentaram ou que estão prestes a fazê-lo”, disse.

A Café Iguaçu também oferece o restaurante executivo, que fica na própria fábrica e oferece refeições balanceadas com opções mais leves, e sala de descanso para que o colaborador possa relaxar no horário do almoço.

Na placa de homenagem entregue pelo SESI à Café Iguaçu diz: “Mais do que uma grande empresa, a Companhia Iguaçu de Café Solúvel mostrou ser o cenário ideal para grandes histórias de superação”.

iguacu1 iguacu2

Fechar Menu